
Lei Lucas -
Integração em Serviços de Ensino






Certificação para o Selo Lei Lucas
Mínimo de 4 horas de duração
Curso de Primeiros Socorros
Capacitação nas Escolas
e
Estabelecimentos de Recreação Infantil
Um pilar no ensino para saber como agir.
Lei que regulamenta o Curso - Lei Lucas
A Lei Federal 13.722/2018 foi criada em homenagem ao Lucas Begalli Zamora, que se engasgau durante o intervalo escolar. Infelizmente, a criança não resistiu.
A Lei Lucas exige que todos os profissionais das escolas e estabelecimentos de recreação infantil, recebam formação periódica sobre PRIMEIROS SOCORROS. Após a formação, as escolas recebem o Selo Lei Lucas.
Com esse conhecimento, em uma emergência, estes profissionais treinados estão mais preparados para agir minimizando os riscos de lesões ou algo pior com os alunos.
O não cumprimento dos dispositivos desta Lei implicará às unidades particulares:
I - advertência
II - multa, aplicada em dobro em caso de reincidências
III - Cassação do Alvará de Funcionamento
Atenção!

Institui a denominada “Lei Lucas”, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros aos funcionários que possuem contato direto com os alunos e professores de creches e escolas da Rede Pública Municipal e particulares instaladas no município de Campinas, e institui o selo “Lucas Begalli Zamora de Souza” de capacitação em primeiros socorros.
1. PRIMEIROS SOCORROS.
Objetivos: Redução de Sofrimento / Redução de Morbimortalidade / Prevenção de doenças
2. HABILIDADES NECESSÁRIAS
Segurança do socorrista
Manutenção de calma, bom senso, ordem e segurança
Espírito de Liderança
Distribuição de Tarefas
Evitar atitudes intempestivas
Atendimento da vítima que mais precisa
3. ACIONAMENTO DO 192
Formas de se pedir ajuda
Identificação
Falar calmamente
Endereço correto e pontos de referência
Deixar a linha telefônica desocupada
Liberar o local para a equipe
Regulação médica das urgências
Histórico mínimo do trauma
Situação clínica
Tempo decorrido
Estado atual da vítima
Manter-se atento às orientações do médico regulador
Permanecer ao lado da vítima até a chegada da equipe de socorro
4. AVALIAÇÃO DA CENA
Demonstração de componentes da avaliação da cena
Sinalização do local
Observação do local para evitar novos acidentes com a vítima, consigo ou com terceiros
Remover fontes de perigo se tiver segurança para tanto.
5. QUEDAS/TRAUMAS/FERIMENTOS
Demonstração das possíveis causas
Consequências das quedas
Tipos de quedas/própria altura/cadeira/árvore/importância da altura/ energia envolvida
Avaliação
Problemas:
Ferimentos/Hemorragias/Estancamentos/Sangue venoso/Sangue arterial/Identificação
Fraturas/Simples/Exposta/Imobilizações
Traumas de crânio/nível de consciência
Fraturas nasais/hemorragia/estancamento
6. ACIDENTE OCULAR/ SANGRAMENTO NASAL
Demonstração das possíveis causas
O que é possível fazer
O que não se deve fazer
Cuidados específicos na atenção de cada situação apresentada
7. ALERGIAS/ PICADAS DE INSETOS
Causas mais comuns de alergias em crianças
Demonstração dos sinais clínicos mais importantes
Consequências clínicas e seu enfrentamento
Condutas possíveis em primeiros socorros
8. QUEIMADURAS
Causas mais comuns de queimaduras em crianças
Demonstração dos sinais clínicos mais importantes
Tipos de queimaduras
Condutas possíveis em primeiros socorros
9. HIPERTERMIA EM CRIANÇAS
Observação da criança em estado febril
Níveis da temperatura corporal
Principais causas que levam a hipertermia
Condutas possíveis em primeiros socorros
10. HIPOGLICEMIA EM CRIANÇAS
Existência de histórico prévio de criança com diabetes do tipo 1
Observação da criança em estado hipoglicêmico
Condutas possíveis em primeiros socorros
11. CRISE CONVULSIVA EM CRIANÇAS
Possíveis agravos já instalados em criança, aptos a desenvolver crise convulsiva.
Outras possíveis causas de desenvolvimento de crise convulsiva
Demonstração da crise convulsiva tônica clônica
Conduta esperada do socorrista
12. ENGASGO
Causas mais comuns em crianças lactentes e pré-escolares
Demonstração de sinais aparentes típicos de asfixia
Demonstração da manobra de “Heimlich” em crianças, pré-escolares e adultos.
13. DESMAIO/SÍNCOPE
Demonstração das possíveis causas
Conduta esperada do socorrista
14. PARADA CÁRDIO RESPIRATÓRIA (PCR) E RESSUSCITAÇÃO CÁRDIO PULMONAR (RCP) Identificação da parada cárdio-respiratória
O início da ressuscitação cárdio-pulmonar
Resposta fisiológica esperada
Demonstração anatômica/funcional do local da compressão cardíaca no lactente, no pré-escolar e no adulto







Utilizamos os mais modernos equipamentos para oferecer treinamentos de primeiros socorros realistas e eficazes.






Profissional Habilitado


Meu nome é Rodrigo, sou enfermeiro e instrutor do curso de Primeiros Socorros com mais de 17 anos de experiência na área da saúde. Minha paixão pela Urgência e Emergência me levou a dedicar os últimos 6 anos ao SAMU de Campinas, onde atendo inúmeras emergências.
Tenho uma filha de 10 anos e considero um pilar fundamental e medida necessária o treinamento qualificado nas escolas e ambientes de recreação infantil. Desta forma, esses estabelecimentos estarão proporcionando maior segurança para as crianças ou adultos num eventual evento de emergência que exija a ação rápida de pessoas treinadas em primeiros socorros.
Meu objetivo como instrutor é capacitar e preparar você para agir rapidamente em situações que exijam noções básicas em PRIMEIROS SOCORROS que podem salvar vidas.




Certificado pelo SAMU e Rede Mario Gatti
Depoimentos Impactantes
Veja como nosso método transformou vidas em todo o Brasil.
O instrutor transmite segurança e confiança, tem experiência e habilidade no que faz!
Lucas Silva
Campinas
O programa de capacitação foi essencial para ampliar meus conhecimentos. Recomendo a todos!
Maria Oliveira
Campinas